Lição de casa bem feita pelo São Paulo

Foto: Divulgação/Rubens Chiri

O São Paulo fez a lição de casa. Não mostrou um futebol de campeão, porém venceu por 1 a 0 ao Sport de Recife, na tarde desse domingo, no Morumbi, até de maneira tranquila. O resultado manteve o Tricolor paulista na ponta da tabela do Brasileirão. Luciano, para variar, marcou o único gol da partida e segue firme na disputa da artilharia do campeonato. A próxima “vítima” dos são-paulinos será o Botafogo RJ, na zona de rebaixamento, na quarta-feira, em partida atrasada do 1.o turno.

Consciente e muito bem treinado, o Tricolor começou o jogo e foi logo mostrando os dentes. Jogada ensaiada na cobrança de escanteio de Daniel Alves, Luciano bateu de primeira, 1 a 0. O Sport foi pego de surpresa e ficou meio sem reação. É que o time de Fernando Diniz não acertou mais o pé embora tenha tentado exatamente com Dani. Afinal deu certo uma vez, poderia ter dado outras também.

Em termos táticos, a defesa são-paulina realmente se acertou com Luan na cabeça de área. Ele acaba dando segurança para Arboreda e Bruno Alves, além de deixar o camisa 10 tranquilo para apoiar e municiar os atacantes Luciano e Brenner. Outro que anda “voando” pela esquerda é Reinaldo. Na verdade, Juanfran fica mais fixo na defesa o que permite ao lateral oposto atuar de ala. Por esse setor, sempre saem ótimas ações ofensivas.

Dois lances chamaram atenção. Uma boa conclusão de Igor Gomes (goleiro defendeu) e uma cobrança de Gabriel Sara, que passou raspando o travessão adversário. No entanto, São Paulo se acomodou demais na vantagem e o time de Recife cresceu em campo. Deu a impressão que a equipe são-paulina sentiu a “maratona” dos últimos jogos e cansou um pouco. Tanto é verdade que Diniz sacou Luciano e Brenner para poupá-los e colocou Vitor Bueno e Pablo. Também deixou o gramado Juanfran e veio Igor Vinícius.

Reinaldo, sob chuva intensa, recebeu livre pela esquerda e arriscou o chute cruzado. O goleiro Luan Polli espalmou para escanteio. Grande defesa. Luan teve grande oportunidade para outro “milagre” de Polli. E tudo ficou por isso mesmo. Mais três pontos para a conta do time do Morumbi e a liderança isolada, cada vez aumentando mais.

E tenho dito!