Ficha da Globo cai e mata-mata pode voltar no Brasileirão

Foto: Marcelo Ferrrelli/Gazeta Press
Foto: Marcelo Ferrrelli/Gazeta Press
O sistema de disputa chamado mata-mata é tipicamente brasileiro. Se não nasceu aqui, se adaptou muito bem às condições econômicas e culturais da nossa sociedade e o esporte predileto: o futebol. Desde campeonatos do ensino médio, passando pelo colegiais, universidades e até na várzea torneios usam esse sistema. E por quê? É mais barato, muito mais colégios, faculdades ou clubes participam e dá para fazer uma grande festa. Sem falar de torneios de artes marciais: quem ganha fica; o perdedor sai.

Diante da decadência técnica da bola nacional, a Rede Globo já cogita o retorno do tal sistema no Brasileirão, atualmente na fórmula de pontos corridos. Não faltam os defensores dessa disputa. Afinal, é assim em todos lugares do planeta. Outro argumento: ganha quem é melhor tecnicamente; aquele time com mais vitórias, gols e assim por diante. Na teoria, é realmente o supra sumo da Justiça. Na prática, está levando clubes à falência.

O campeonato nacional de hoje é muito caro. Clubes precisam vender a janta para pagar o almoço. Pobre do treinador com elenco de 25 jogadores! Competição é pegada, violenta, vale o resultado e não a beleza do espetáculo. As “estrelas” da equipe jogam metade das partidas e outro tanto estão no departamento médico, em rigoroso tratamento. Caso do menino do São Paulo, Rodrigo Caio, por exemplo. Torceu o joelho e só volta em 2015. Mas o Tricolor pagará salários e direito de imagem, sem dúvida.

Existe um espírito eterno de “colonizado” na bola canarinho. Vivemos em função do “mercado internacional”, como na época das “colônias” do Século 19. Garotos saem crianças daqui para brilharem adultos na Europa. David Luiz, Dante e tantos outros que o digam. E para piorar, quem banca esse “circo” é a TV, com altíssimas cotas. No entanto, TV é assim: ou você dá ibope ou garante prestígio. O atual Brasileirão não tem nem uma coisa e nem outra.

É simples: fase de classificação dividida em grupos; oitavas de final, quartas, semi e final. Torneio pode durar três meses, por exemplo, e está bom demais. Sobra um excelente espaço para Copa do Brasil, regionais, Libertadores e Sul americana.

E tenho dito!

62 comentários

  1. isso é porque vcs do eixo rio-sao paulo acham que futebol é só ai e pagam absurdos de dinheiro pros times dai e pouco pros outros porisso que o futbol brasileiro é uma merda

    1. Se vai querer falar agora sobre regionalidade???? Infelizmente em virtude da falta de estrutura de nosso pais, principalmente pela inoperância do governo federal, o dinheiro que gira esta país depende e muito da região sudeste e de São Paulo principalmente. Seria muito bonito se tudo fosse dividido em partes iguais, agora para isso, teria que ter retorno também de participação em partes iguais. Só por exemplo a nossa presidente nunca de elegeria de dependesse de São Paulo, e infelizmente temos que aguentar esta “senhora” simplesmente porque grande parte de regiões menos desenvolvidas se vendem por “mendicância” de vale isso e vale aquilo, acreditando que se outro candidato se eleger, perderiam a mamata. Porque nestas horas a regionalidade também não é debatida? Se for, ótimo, estaríamos livre desta “senhora e de seu partido corrupto” que comanda o país. E tenho dito.

      1. O país sempre foi assim, região Norte nordeste, nunca tevi valor para vocês políticos e pessoas comuns do Sul-deste.Mesmo o governo sendo corrupto mas, é o governo com maior índice de emprego no norte Nordeste.

      2. Engano seu. A Dilma é eleita com os votos do estado de São Paulo. É só olhar o mapa eleitoral da última eleição!

      3. Você lembra como era antes desse partido (PT) assumir o governo? Era tudo escondido agora que esta tudo às claras estão achando ruim. Me dê um nome de um partido ou de um politico que não é corrupto.Sou Nordestino não dependo nem de vale isso e nem de vale aquilo para nada e nem assim acho que o PT e pior ou melhor que outros por ai. No meu estado temos 95% das crianças na escola baixo índices de evasão escolar então se não está servindo para você esta servindo para outros. O problema é que como no futebol tem muitos brasileiros que torcem para um partido ou para um politico. Até elegeram o Collor de Melo novamente depois de tudo, será que foi o vale isso ou aquilo que ajudou. Que culpa tem o governo federal se o dinheiro que chega nos estados é desviado, antes de cobrarmos do governo federal, temos que cobrar do local. Pois se o governo federal não mandasse dinheiro tinha muito prefeito e governador falando,(Ainda não ouvi nenhum reclamando). Você sabe o que seu vereador, prefeito, senador, deputado fez pelo sua rua, bairro, cidade ou melhor pelos pobres que morram na sua cidade? Fácil criticar. Difícil provar.

        1. O Collor foi eleite pelo nordeste, assim como o ACM e o Sarney. O Nordeste tem a maior bancada na câmara dos deputados e mesmo assim não sai do atraso, e ainda culpam o Sul Maravilha!

      4. Infelizmente falta de estrutura que vem de muitos anos atras. Porque até um investimento em estadio de futebol é motivo de protesto, porque em vez de estadio deveria ter mandado dinheiro para a saúde. Ai o prefeito da cidade desvia a metade e o que sobra faz piiiiiiiiiiiii . Ai a culpa é do governo federal. O cara estuda com PROUNI, comprou carro com IPI REDUZIDO, morra em uma casa comprada pelo PAR, trabalha para o governo, vai no dia que quer e ainda reclama. Não entendo este país! Pergunta para este povo que vai para a rua protestar o que eles já fizeram para o próximo? NADA. São nada mais nada menos que torcedores de partidos políticos, que por incompetência não voltam e nem vão voltar ao poder. O povo cansou vai ser difícil cair na lábia deles novamente. Principalmente os pobres que construíram o sul e o sudeste. Só que agora eles tem voz. E o resultado está ai. Acabou a política do café com leite.

    2. eu acho o campeonato brasileiro muito logo com jogos muito ruis com pouco publico deveria ser mais curto com sistema de mata mata com mais equipes participando comerçar com equipes regionais na medida que for mudando de fase entrarão as principais equipe.

    3. Tenho três coisas a dizer, 1 – Fazer jogos do meio de semana mais cedo, talvez tirar uma das 7 novelas diárias que só alienam o povo, as 22 horas é sacanagem para o trabalhador, 2 – Dividir as cotas mais igualmente, não 60% do valor entre Flamengo e Corinthians e muito mal investidos e 40% para os demais 18, assim os outros times não tem dinheiro para contratar, como querem elevar o nível do campeonato, sem contar que vamos nos transformar em uma Espanha, onde só 2 times vencem tudo e 3 – No sistema mata-mata é muito mais fácil “roubar” resultados em favor dos mais ricos, pois tudo se decide em 2 jogos apenas, fato comum no passado e um dos motivos para a mudança. Por isso a opinião é livre e sou totalmente contra. Flamengo e Corinthians, podem terem as duas maiores torcidas, mas a soma dos contras é muito maior e a Globo não entendem porque está perdendo em audiência.

    4. as maiores torcidas do brasil são do eixo rio são paulo.isto é um fato.em qualquer lugar do pais as torcidas dos times de são paulo e rio lotam os estádios.qualquer leigo sabe disso.quem em sã consciência pagaria de forma igual todos os clubes.é uma questão de lógica caro THIAGO.quem dá retorno maior recebe mais!!!!

    5. O problema é que os times do eixo Rio-São Paulo, na maioria das vezes estiveram melhores. Os times nordestinos, por exemplo, investem baixo, os seus torcedores deixam de torcer para clubes locais e torcem para de outros Estados. Sou paulistana, palmeirense sempre e apesar, de viver na Bahia a alguns anos nunca deixei de torcer para o meu Verdão.

  2. Caro Tiago Andrade, nós do eixo rio-são paulo NÃO TEMOS NADA haver com isso, os clubes vivem com a renda da televisão e quem paga essa conta é a GLOBO, e lhe digo mais, essa de eixo rio-são paulo já caiu por terra, afinal TODOS os clubes deste eixo estão QUEBRADOS!

  3. A matematica é simples, são 20 times, depois 8, 4 e fianlmente 2. Os que ficarem de fora a partir da oitavas não tem calendario, vai pagar os salarios (altissimos para o padrão brasileiro), sem fazer nada. Ou mandar embora e depois contratar novamente? O problema da decadência do nosso futebol não è o calendario, é a má administração e a corrupção.

  4. Entre os argumentos: “Afinal, é assim em todos lugares do planeta.” Oras, o que é comum nos campeonatos nacionais pelo mundo são os pontos corridos sendo o “mata-mata” disputado nas copas e outros torneios.
    “O campeonato nacional de hoje é muito caro.Clubes precisam vender a janta para pagar o almoço”. Pensando bem é caro sim, afinal os mesmos treinadores de 10 anos atrás e o mesmo nível de jogador é contratado pelo menos pelo dobro do preço de antigamente.
    Por uma lado os cartolas reclamam da falta de dinheiro e pedem “esmola” ao governo pedindo aprovação do parcelamento das dívidas, mas do outro lado esbanjam nos altos salários de “professores” e artistas da bola.
    É… Fico pensando a ficha de quem que precisa cair…

    1. Leia novamente o que o texto diz sobre o que qual tipo de disputa é realizado na maior parte do mundo, com um pouco mais de calma.

  5. Temos eh que parar com estes campeonatos pequenos que não leva a nada e fazer um com uma programação bem feita. Outro detalhe campeão eh aquele que joga com todos e o que tem mais pontos. Mata mata eh uma merda.

  6. Com certeza é mais barato e melhor para quem assiste. Para quem será que NÃO é melhor? Para os clubes, para a CBF? Acredito que seja para a Grobo mesmo, que vê nos jogos uma oportunidade de segurar sua descrescente audiência.

  7. Prezado Chico,
    Sou Pernambucano e torcedor do Clube Náutico Capibaribe, lamentavelmente, ou melhor devido a dirigentes de comportamentos obscuros e nefastos fomos obrigados a cair para a segunda e ficamos nesta gangorra eterna. Parabéns pelo seu comentário este é um dos caminhos,mas gostaria de fazer algumas ponderações para reflexão;
    1.Temos que privilegiar a competência, por isto deveríamos ter um rateio de cotas nos padrões da Alemanha ou da Inglaterra;
    2. A Empresas Estatais não deveriam patrocinar Clubes e sim Competições com o dinheiro entrando no rateio;
    3. Feito o rateio, os clubes iriam atrás dos patrocinadores para a sua camisa, ai entraria a competência e a qualidade de cada um, pois com um rateio onde 40% do arrecadado seria dividido igualitariamente, 30% pelo Rankinq, 20%com base na colocação do ano anterior, e os 10% restante como reserva de garantia para problemas com problemas alheios ao controle dos seres humanos ou para auxilio a clubes que necessitem desde que contem com um mínimo de 60% de apoio dos participantes;
    4.Quem cair de Serie ou Divisão vai entrar no bolo da divisão, acabando os desnives;
    5.A proposta do Bom Senso é interessante e deve ser aplicada;
    6.A Copa do Brasil deveria ser nos moldes da antiga Taça Brasil, diminuiria o numero de participantes, melhoria o nível da competição e não permitiria a alienígena entrada daqueles que foram eliminados da Libertadores,possibilitando o crescimento e sugimento de novas forças,além de diminuírem as datas;
    7.Com a redução da datas da Copa do Brasil, abririam espaços para excusõe s com nas décadas de 60 e 70, possibilitando o intercambio;
    8.As Copas Regionais como a do Nordeste deveriam ser incentivadas;
    9.Deveriam aumentar o numero de competições com as divisões de base para que ouvesse uma evolução e intercambio, dando experiência e qualificando os jiovesn atletas;
    10. Os horários dos jogos deveriam modificados ,pois vivemos em um pais onde a segurança e a mobilidade ainda é deficiente, e os jogos só deveriam acontecer nas quartas e quintas as 19:30 e 2030 hora e nos sábados e domingos as 16horas ou 17horas.
    Chico talvez esteja sonhando, mas me acostumei a ver futebol e hoje vemos um retranquebol, ou seja , todo mundo se tranca para joga no erro dos outros e não perderem o emprego.
    Aguado seu retorno, acho que existem algumas coisas que podem ser discutidas.Boa sorte.

    auma

  8. Uma piada agora a imprensa querer que volte mata-mata no brasileirão , os times de são paulo e rio não tem a capacidade de ter bons times e ficam atrás dos demais , aparecem os , times gauchos, mineiros, paranaenses etc . Esses corintianos incompetentes querem que volte mata-mata vai fazer coisa melhor mané.

    1. caro marco antonio,seu comentario sim é uma piada.os clubes do eixo rio são paulo concentram as maiores torcidas do brasil e vc sabe disso.atras de gauchos,mineiros e paranaenses?minas e rio grande do sul só tem dois clubes,isto é campeonato?paranaense,olha o nivel?o galo parece o cometa halley,o cruzeiro sim de tempos em tempos mostra alguma coisa.some os titulos da libertadores e mundial inter clubes e compare com o resto,desculpe não dá p comparar.o corinthians é um exemplo hj de organização.é o clube de maior arrecadação no país.isto é incompetencia?fala sério seja realista e menos fanático.

    2. MARCO ANTONIO QUEM MANDA NO FUTEBOL NO BRASIL É A GLOBO,E EU CONCORDO PLENAMENTE EM VOLTAR AO SISTEMA ANTIGO.

  9. caro marco antonio,seu comentario sim é uma piada.ficar atras dos demais?onde tem futebol no paraná hoje?minas e rio grande do sul com apenas dois times.eu pergunto a vc onde estão as maiores torcidas do brasil.até quem não entende d futebol sabe q está no eixo rio são paulo.como comparar as torcidas de corinthians e flamengo dos demais.quem dá audiencia para as tvs são eles,vcs d outras regiões tem q ser realistas.o corinthians hj é um exemplo de administração,goste ou não.apesar de ruim o paulistão ainda pode ser chamado d campeonato.não existe campeonato com dois times como ocorre na maioria dos estados.recebe mais quem dá AUDIENCIA.

  10. A globo não decide nada, se perguntar para os jogadores eles preferem jogar o ano todo, melhor jogar que treinar, mantém a forma física, a Globo já paga o que é justo pra cada time em direito de transmissão, times maiores que dão mais audiência recebem mais, isso é natural, devia era criar outras divisões para incluir os times que ficam uns 7 meses do ano parados, problemas administrativos são coisas internas, que cada time deve resolver o seu, se for assim deve ter uns 10 times no país com condições de jogar o ano todo e olhe lá…

  11. Acorda Pessoal! O brasileirão não está vazio por causa do sistema de disputa, mas pelos preços dos ingressos e horários dos jogos. Basta assistir a copa do brasil que está super vazio os Jogos. Como os times de rio e são p não estão ganhando, o pessoal quer mudar o sistema, por estes motivos o futebol brasileiro vai só cair, a televisão quer mais dinheiro, a cbf quer mais dinheiro, os jogadores querem mais dinheiro e jogar menos. Os times organizados que tem a renda do sócio não são valorizados com esta mudança, quantos jogos a menos os sócios vão deixar de ir, com isso vão deixar de pagar o sócio torcedor, chegando o retrocesso novamente. Existe sempre o outro lado.

  12. Eu até iria um pouco mais longe…que se façam “inter-estaduais” baseados nas 5 regiões administrativas – Sul, Sudeste , Nordeste , Norte , Centro-Oeste- em cada um desses campeonatos, a disputa seria por pontos corridos. Os melhores de cada região iriam pra Copa do Brasil, que seria disputada na base da Copa do Mundo- grupos e mata -mata …
    A grande vantagem desse tipo disputa, no caso dos “inter-estaduais”, seria dar mais espaço pros clubes médios e pequenos, que sempre foram a maior fonte de revelação de novos craques…
    Acho que o retorno dos estaduais, pura e simples, não daria certo…com exceção do paulista, o resto só da prejuízo ….

  13. Minha torcida é pelo são Paulo, o maior campeão dos pontos corridos mais tenho certeza absoluta que a fórmula do mata mata é a maior expressão do futebol arte Brasileiro.,vouta País do futebol…Pelé, Garrincha, Zico é outros fenômenos. é hexa!!!!!!!!!!!

  14. Prezado Chico Lang,

    Lendo a respeito da tentativa da detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro em voltar ao campeonato por mata-mata e não por pontos corridos, me deparei com seu post.
    Porém, a equação sugerida por você não é tão simples quanto parece, no caso, a de fazer um campeonato curto, de 3 meses até a definição do campeão, e a de que esse modelo, traria um ganho lucrativo aos clubes e à Rede Globo pelo modelo disputado por mata-mata.

    PRIMEIRO porque NÃO É MUDAR O ATUAL FORMATO POR PONTOS CORRIDOS E VOLTAR À DISPUTA POR MATA-MATA QUE FARIAM COM O QUE OS CLUBES APRESENTASSEM UM NÍVEL TÉCNICO DE JOGAR BOLA MELHOR. ISSO É UTOPIA.

    SEGUNDO, Alegar que os clubes vendem a janta para pagarem o almoço POR FORÇA do atual modelo disputado no Brasileirão É TAMANHO CONTRASSENSO!!!
    OS CLUBES BRASILEIROS ARRASTAM DÍVIDAS FINANCEIRAS ANTES MESMO DO CAMPEONATO BRASILEIRO TER O FORMATO POR PONTOS CORRIDOS, SEJAM ELAS TRABALHISTAS OU TRIBUTÁRIAS!

    OU SEJA , DESDE O TEMPO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DISPUTADO PELO MATA-MATA, AS DÍVIDAS DOS CLUBES JÁ EXISTIAM, E SÓ VÊM SE ARRASTANDO ATÉ O MODELO ATUAL, POR PONTOS CORRIDOS!!!

    Outro aspecto também equivocado é a tentativa de afirmação de que o “O campeonato nacional de hoje é muito caro” e que “Na prática, está levando clubes à falência”. QUERER CULPAR UM MODELO DE CAMPEONATO DISPUTADO NACIONALMENTE, EM RAZÃO DA MÁ GESTÃO DOS DIRIGENTES DE CLUBES CHEGA A SER FORÇOSO DE SUA PARTE.

    Até porque é notório que os clubes brasileiros não pagam suas dívidas (de qualquer natureza) em dia, assinam contratos milionários com jogadores sem ter condições de cumprí-los, de modo que NÃO É O CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS QUE ENDIVIDARAM OS CLUBES, MAS SIM, A MÁ GESTÃO DOS CLUBES.

    Como bem lembrado, JÁ TEMOS NO CALENDÁRIO ESPORTIVO A COPA DO BRASIL, A COPA LIBERTADORES E SULAMERICANA, E TODAS ELAS DISPUTADAS NO MATA-MATA.

    Voltar ao formato do antigo mata-mata é sugestivo apenas para possíveis manipulações de resultados, FAMOSO “APITO AMIGO”.
    CAMPEONATO POR PONTOS CORRIDOS APONTA O CAMPEÃO PELA REGULARIDADE E PELO MELHOR PLANEJAMENTO

  15. Prezado Chico Lang,

    Lendo a respeito da tentativa da detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro em voltar ao campeonato por mata-mata e não por pontos corridos, me deparei com seu post.
    Porém, a equação sugerida por você não é tão simples quanto parece, no caso, a de fazer um campeonato curto, de 3 meses até a definição do campeão, e a de que esse modelo, traria um ganho lucrativo aos clubes e à Rede Globo pelo modelo disputado por mata-mata.

    PRIMEIRO porque NÃO É MUDAR O ATUAL FORMATO POR PONTOS CORRIDOS E VOLTAR À DISPUTA POR MATA-MATA QUE FARIAM COM O QUE OS CLUBES APRESENTASSEM UM NÍVEL TÉCNICO DE JOGAR BOLA MELHOR. ISSO É UTOPIA.
    por pontos corridos que fariam com que os clubes aumentassem o seu nível técnico de jogar bola, mudar o formato do campeonato não é mágica

    SEGUNDO, Alegar que os clubes vendem a janta para pagarem o almoço POR FORÇA do atual modelo disputado no Brasileirão É TAMANHO CONTRASSENSO!!!
    OS CLUBES BRASILEIROS ARRASTAM DÍVIDAS FINANCEIRAS ANTES MESMO DO CAMPEONATO BRASILEIRO TER O FORMATO POR PONTOS CORRIDOS, SEJAM ELAS TRABALHISTAS OU TRIBUTÁRIAS!

    OU SEJA , DESDE O TEMPO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DISPUTADO PELO MATA-MATA, AS DÍVIDAS DOS CLUBES JÁ EXISTIAM, E SÓ VÊM SE ARRASTANDO ATÉ O MODELO ATUAL, POR PONTOS CORRIDOS!!!

    Outro aspecto também equivocado é a tentativa de afirmação de que o “O campeonato nacional de hoje é muito caro” e que “Na prática, está levando clubes à falência”. QUERER CULPAR UM MODELO DE CAMPEONATO DISPUTADO NACIONALMENTE, EM RAZÃO DA MÁ GESTÃO DOS DIRIGENTES DE CLUBES CHEGA A SER FORÇOSO DE SUA PARTE.

    Até porque é notório que os clubes brasileiros não pagam suas dívidas (de qualquer natureza) em dia, assinam contratos milionários com jogadores sem ter condições de cumprí-los, de modo que NÃO É O CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS QUE ENDIVIDARAM OS CLUBES, MAS SIM, A MÁ GESTÃO DOS CLUBES.

    Como bem lembrado, JÁ TEMOS NO CALENDÁRIO ESPORTIVO A COPA DO BRASIL, A COPA LIBERTADORES E SULAMERICANA, E TODAS ELAS DISPUTADAS NO MATA-MATA.

    Voltar ao formato do antigo mata-mata é sugestivo apenas para possíveis manipulações de resultados, FAMOSO “APITO AMIGO”.
    CAMPEONATO POR PONTOS CORRIDOS APONTA O CAMPEÃO PELA REGULARIDADE E PELO MELHOR PLANEJAMENTO

  16. Quem esta pedindo mata mata e a platinada,, achando que isso e a solução, tem mais isso cabe aos clubes e federações discutirem, essa emissora que tomar conta do pais mesmo!

  17. Sempre fui a favor de pontos corridos, o melhor ganha etc… Mas acho que ta na hora do mata mata voltar! A emoção é muito maior, qualquer um dos classificados tem condições de ser campeão! Como fez o Santos que se classificou em 8º e eliminou o meu São Paulo que tinha sido o primeiro absoluto! Sem conta que os estádios lotam, trazendo muito mais renda para os clubes. Porque não mata-mata então? Quem tem coragem de dizer que a Alemanha não mereceu ganhar a copa do mundo que é um mata-mata?. Então se é para o bem do povo e felicidade geral da nação… mata-mata já!

  18. BOA CHICÃO TA NA HORA DESSE CHOVE NÃO MOLHA DE PONTOS CORRIDOS ACABAR.DEPOIS QUE COMEÇOU ESSA DE PONTOS CORRIDOS OS JOGADORES DESAPRENDERAM A JOGAR PRA GANHAR.FICA NESSE DE TANTO FAZ TANTO FEZ.

  19. Chico!

    Com esse joguinho ridículo que o Brasil apresentou na copa, todos perceberam que a safra de talentos sumiu, não que não tenha, é que depois que começaram a “matar” os clubes do interior, os clubes não conseguem manter mais jovens, e por consequência, perolas ficam perdidas e não chegam mais aos clubes grandes.Você melhor do que ninguém pode citar as grandes estrelas que vieram do interior, e agora? quantos você pode contar nos últimos 5, 10 anos?, Não acabem com os clubes do interior, e a safra surgirá!

  20. Até que enfim o Brasileiro poderá voltar aos moldes clássico e empolgante dos grandes jogos do mata-mata, sem dúvida o melhor modelo para a competição do nosso Brasileiro, pois esse atual modelo, além de longo para o nosso calendário, não trás empolgação alguma para os torcedores que reflete aos estádios com média de público pequena e uma fraca audiência comparada ao mata-mata. Independente da justiça do atual modelo do nosso Brasileirão, o nosso torcedor é históricamente acostumado com a emoção dos grande jogos que paravam o nosso país, o mata-mata é o melhor modelo e sem dúvida a verdadeira identidade da empolgação, motivação, vibração, audiência…. do nosso torcedor!!!!

  21. Só o mata-mata salva este insuportável, chatíssimo e absurdamente longo campeonato brasileiro! Pura balela essa historinha de “pontos corridos é mais justo e só ganha quem é organizado”! Será mesmo que os que defendem gostam/acreditam de verdade nessas teorias? Não entra na minha cabeça que alguém prefira um campeão saindo com 6 ou 7 rodadas de antecedência, de maneira absolutamente previsível, em detrimento de um campeonato decidido na tensão de uma finalíssima! Só pode gostar disso quem não gosta de futebol, simples assim! Em qualquer sistema de disputa, principalmente no Brasil, há arbitragens e tribunais tendenciosos… logo, não é a fórmula de disputa que define a justiça de um campeão, e sim o merecimento de vencer de acordo com a regra do campeonato em si! Dá pra citar inúmeros exemplos de equipes vencedoras até 2002 que mereceram bem mais a taça do que os ganhadores de 2003 pra cá!!!

    Que venham os chatos de plantão falar em justiça e blá blá blás do tipo!!!

  22. Mandou bem também na parte dos “brazucas”, que passam a vida inteira longe daqui, mal sabem português, mas na hora de defender a seleção nas competições “morrem de amores” pelo Brasil… por mim, esses pseudo-brasileiros não seriam convocados nunca, só quem jogasse aqui e ponto final! Deixa os gringos serem convocados pros amistosinhos que não valem nada!!!

  23. A incompetência administrativa dos cartolas, a diferença que a rede globo paga a mais para os times do eixo, e vcs da imprensa do mesmo eixo é que estão matando o futebol. Como disseram em comentário anterior: os clubes que forem eliminados na primeira fase vao fazer o que? Jogar amistosos entre si. Cada asneira que se tem que ler.

  24. O Brasil é muito grande, não se compara ao estilo Europeu de pontos corridos.

    Sou a favor dos Campeonatos Regionais.

    A Copa do Nordeste é um sucesso!!

    Dezembro: férias

    Janeiro: preparação e amistosos internacionais

    Fevereiro: Inicio do Regionais e/ou Estaduais

    Junho: Fim dos Regionais e/ou Estaduais

    Julho: Preparação e amistosos internacionais

    Agosto: Início do Campeonato Brasileiro

    Novembro: Fim do Brasileiro

  25. kkkkkkkkkkk, olhem só os torcedores dos “timinhos” do MALDITO EIXO RJ/SP querendo forçar a barra em conjunto da TODO PODEROSA PLATINADA (Rede LOBO mau)….
    TODOS sabem muuuuuito bem que no Sistema de disputa em Pontos Corridos ganha-se simplesmente O MELHOR CLUBE e assim sendo, fica mais……digamos, COMPLEXO e COMPLICADO para se “MANIPULAR” os resultados para os “timinhos” queridinhos da Midia “VENDIDA” e desonesta do EIXO, então neste caso, tem-se a necessidade de retornar-se URGENTEMENTE ao “controle” dos seus “Intere$$e$” e de seus asceclas, é claro !!!
    Portanto, em se tratando da suspeitíssima CBF que rebaixa “ESCANDALOSAMENTE” equipes de menor expressão para favorecer “OUTRA$$$” mai$ Conhecida$$$ e Populare$$$, SEMPRE se da o “famoso” “GEITINHO BRASILEIRO”, não é mesmo ????
    Até para se fazer a cortezia de se “DOAR” para o queridinho time do “Molusco-Barbudo” uma arena Padrão FIFA com o dinheiro público !!!
    Sendo assim, vale SEMPRE o Dilema que nossos governantes e a Dona PLATINADA mais gostam que os seus “companheiros” eleitores e telespectadores façam: “”””SORRIA, VOCÊ ESTA SENDO MANIPULADO !!! “””” ( e tenho dito !!! )

  26. Campeonato com mata mata é muito mais empolgante…Tipo, começa com 24 clubes, aí jogam 23 partidas cada time só de ida, e depois os 16 primeiros se classificam pra oitavas de final e os 4 ultimos cai pra segundona… Mas o brasileirão não precisa ser só de 3 meses, pode ser de 5 ou 6 meses, só que disputando só nos fins de semana…..Eu lembro quando o campeonato era assim e quando chagava no mata mata todos os estadios lotavam, todo mundo falando só na disputa etc,,,Era muito bom assim… E esse tal de pontos corridos é muito chato de se assistir, os times jogam sem vontade.

  27. COM TODA CERTEZA A FORMA DE MATA-MATA É MUITO MAIS EMOCIONANTE PARA QUEM GOSTA DE FUTEBOL,NESSE MODELO QUE O BRASILEIRAO ESTA SENDO DISPUTADO QUANDO UMA EQUIPE SE DISTANCIA DOS DEMAIS JA FICA SEM GRAÇA AS PARTIDAS DO MEIO DA TABELA,A COPA JOÃO HAVELANGE É UM EXEMPLO DE COMO AS PEQUENAS EQUIPES PODEM SURPREENDER OS GRANDES.

  28. Muito mais fácil e barato para roubar. Eixo Rio São Paulo que tá uma merda, não ganha em campo e quer ganhar na roubalheira.

  29. mata mata para a globo encher os cofres, enquanto os clubes na falência, o corinthians que diga. mais 190 milhões de devida, eu falei mais fora o que já tinha.

  30. Depois que o futebol mineiro cresceu muito ai vem falar de mata mata eu quero é que a globo se ferre culpada é ela colocando jogos as 22horas no meio da semana .depois que o futebol de sao paulo e rio ta uma merda ai cai a ficha né .

  31. Já tem muito campeonato com mata-mata, um campeonato com ponto corrido pra PREMIAR O MELHOR TIME eh necessário. Esse Chico fala muita abobrinha.

  32. Concordo Chico. Eu acho um lixo esse campeonato por pontos corridos. É meritocrático? Sim. Mas é sempre mais do mesmo. Não tem emoção. Qual é a graça de assistir um campeonato que já tem um vencedor faltando 10 rodadas para o fim?
    Pra agradar gregos e troianos, seria uma boa ideia deixar pontos corridos até o primeiro turno e os primeiros 16 colocados vão pras oitavas

  33. O problema não está na fórmula do campeonato. Se de pontos corridos ou com sistema mata-mata. Até porque já tivemos em ambos os casos finais emocionantes. O que está roubando a audiência seja na TV ou nos gramados é a bolinha murcha que se joga no Brasil. Os jogos são ruins tanto tática como tecnicamente. A última geração de craques findou em 2006. De lá para cá, a mediocridade virou padrão. Não é possível que um país com quase 200 milhões de habitantes não forme mais meias e atacantes como sempre tivemos e que era a principal marca de exportação do nosso futebol. O Uruguai com pouco mais de 3 milhões tem formado seleções mais competitivas do que as nossas. Se dentro de campo as coisas estão ruins, fora então vão de mal a pior. “Professores” com conceitos vencidos e ultrapassados. Indolentes e arrogantes que não acham necessário estudarem e se atualizarem. Ganham muito bem aqui, fazendo sempre mais do mesmo. E os dirigentes não percebem que o futebol é um produto como qualquer outro. Se a qualidade cai o consumidor se afasta. Esses trio de jogadores medíocres, técnicos jurássicos e dirigentes sem visão estão acabando com o mais popular esporte do país.

  34. Pontos corridos . todo mundo se enfrentando e os melhores fazem o mata mata . Simples assim . Como nos modelos da NBA , NFL , etc. Povo brasileiro não gosta de pontos corridos pq poucos tem chance . Mata mata um time pode estar no meio da tabela se classificar de ultima hora e ser campeão , comuna o santos em 2002 .Por enquanto do jeito q esta o campeonato só tem 4 times disputando o título .

  35. mata-mata????? retrocesso garantido….

    q vai adiantar o time fazer o maior numero de pontos, e depois jogar por uma vantagem de empate contra o oitavo????

    se existe alguma justiça no futebol, coisa q eu não acredito, pois nem sempre quem joga melhor vence… a única é que o time que tiver mais pontos, merecidamente é o campeão!!!

  36. De tempos em tempos e principalmente quando alguns clubes ditos grandes começam a fazer água por má administração e roubalheira, alguns jornalistas saudosistas e ultrapassados começam a falar na bobagem do mata-mata, método ultrapassado e que serve para torneio e não campeonato, se não vejamos todos os grandes campeonatos do mundo são e serão sempre em pontos corridos, ganha sempre o melhor e isso é fato, outra grande bobagem muito falada por parte da dita mídia brasileira é que temos que ter estádios cheios isso é mera bobagem, o futebol de hoje moderno é pago por tv e patrocinadores é claro que o público no estádio é importante mas os clubes não devem baixar ingresso a preço de banana para enche-los, temos vários exemplos de clubes que fazem isso e não resolvem seus problemas financeiros, falta no futebol brasileiro é gestão séria, moderna, compromissada com as instituições e o mais importante de tudo é mudar o modelo federativo do futebol brasileiro, criar uma grande liga nacional com dez ou mais divisões e explorar o potencial econômico do nosso torcedor que é fanático e gosta muito de futebol, não devemos pensar mais em fórmulas e sim em arrumar com competençia e honestidade na gestão dos clubes e entidades que dirigem o nosso futebol. Por que alguns clubes deram um salto de qualidade em tudo, porque se reciclaram se modernizaram, afastaram maus dirigentes, mudaram o modelo de gestão e todos tem que fazerem o mesmo desde os da quinta divisão até os da primeira. e não procurar solução em governo ou modelos mirabolantes de campeonatos.

  37. O problema Xico, é que tem muito neguinho da cronica esportiva, e muitos companheiros seus ai, que tem complexo de vira lata, eles querem que imitemos a Europa, que a gente faça campeonatos igual aos deles, Ora bolas, somos Pentacampeão do Mundo, o máximo . Aqui nós temos no minimo 12 times que brigam por títulos, dentro do Brasil, somos um punhado de países europeus. Estes vira latas da imprensa esportiva, querem acabar com os estaduais, acabarem com a historia do futebol brasileiro há mais de 100 anos, querem jogar no lixo, por que eles tem complexo de vira latas. Querem comparar o campeonato brasileiro, com a Copa do Mundo, ora bolas, uma idiotice que não tem tamanho. Aqui quando o SP, Flu, Inter ,são desclassificados por times de menor expressão, o futebol brasileiro está em crise, a diferença salarial entre os times, não poderia ser assim, dizem os jornalistas mequetrefes que temos por ai, infelizmente a maioria, Ora bolas, esta semana, o Manchester Unidt, perdeu do Swonson, quem é ? por acaso um dos grandes ? um Bragantino melhorado, o Byer, perdeu do Borussia, time do interior, numa gigantesca diferença salarial entre eles. Está em crise o futebol Inglês e o Alemão, ? claro que não, Futebol para quem entende, para quem conhece, sabe que estas surpresas sempre existiram e vão existir até o fim do mundo, eles jornalistas brasileiros não enaltece o que o time de menor expressão fez jus vitoria ,competência, preferem falar estas asneiras. Olha a incoerência Xico, a Liga dos Campeões, que estes jornalistas tanto enaltecem, é jogado em mata mata, por que não o Brasileiro, não ser desta forma, daria espaço para um Estadual mais forte, também nos mesmos moldes de mata mata, Uma Coa do Brasil e Libertadores já é mata mata, então por que remarmos contra o sucesso, só mesmo Imbecis pensam assim.

  38. mata mata serve para comprar juiz, por na seleção atacante caneleiro que fez gol em final, tenho amigo assim que se acha o máximo.
    É mais fácil que esperar os clubes pagarem dividas e se organizarem,afinal quem quiser e puder vai assistir la fora e falar que la é bom.
    Brasileiro sonha com o cara que vai tirar ele da merda.
    Faz uma reflexão e escala o seu time com os que você não tem saudades, eles podem voltar a peso de ouro no próximo ano ou eliminar seu time com um bico.(molecada mais nova: bico era coisa de jogador ruim)

  39. Se agora já esta difícil investir, ai que vão embora mesmo, quem vai arriscar tanto para sair sem nada, vale mais investir no padrinho da CBF do que montar time pensando em 3 ou 4 anos.
    Só de canela!!!

  40. VOLTA MATA MATA ONDE NUNCA TEVE ARRUMADINHO E TINHA EMOÇÃO ESSE PONTO CORRIDO E TRISTE ESTÁDIOS VAZIOS E TIMES FALIDOS O SÃO PAULO JA TA TREMENDO POIS NUNCA GANHOU NADA NO MATA MATA!!!!!!! VIVA GREMIO PALMEIRAS FLAMENGO !!!!

Comentários fechados.